Reaproveitando Alimentos

O Brasil  é um dos 10 países no mundo que mais desperdiçam alimentos. Levantamentos mostram que aproximadamente 4 milhões de toneladas de folhas e talos aproveitáveis na alimentação são jogados fora todos os anos.

É importante saber que folhas de beterraba, de cenoura, talos de brócolis e couve-flor, entre outros, são deliciosos e muito nutritivos.  Ingredientes que você acha que não servem para nada (e vão para o lixo) podem ser usados em receitas muito saborosas.

Um dos principais conceitos da sustentabilidade é o REÚSO.

Quem não conhece o Minestrone, tradicional sopa italiana que se originou de sobras? Sobras viram sopas, frutas maduras se transformam em geleias e cascas em compotas.

O feijão do almoço pode ser o virado à paulista do jantar; o arroz vira bolinho, com um pouquinho de coentro….que delícia.

A carne que sobrou do churrasco vai para a panela de pressão até o ponto de desfiar, assim pode ser usada no arroz carreteiro, ou servida fria com um molho campanha. O destino vai depender da quantidade.

Sobrou frango? Assado, cozinho ou frito, não importa. Vai virar uma galinhada.

As cascas do maracujá são meu ingrediente favorito. Com ela preparo geléias de morango, amora, manga, tomate e gengibre. Rico em pectina, ele vai dar a consistência em geléias de frutas que não possuem essa fibra solúvel.

Folhas de beterraba refogadas, casca de laranja cristalizada, purê de casca de abóbora, chá de casca de abacaxi; receita é o que não falta. Basta analisar e encontrar com criatividade a melhor forma de reúso.

Jogar comida no lixo é um ato inominável. Em um mundo onde a fome extrema mata, temos que mudar valores e atitudes para que o desperdício acabe.

Sobre Christianeferr

Personal Chef * Confeiteira * Técnica de Panificação

Publicado em 12 de maio de 2015, em Gastronomia Sustentável e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Dog's Chef

Nutrição saudável para cães

Orgânicos

Sabor sem veneno

Worldbeer - Cervejas

Um dos blogs da Adega do Abade (www.adegadoabade.com.br)

%d blogueiros gostam disto: